Acompanhamento e Perseguições
1. ACOMPANHAMENTO E PERSEGUIÇÃO
1.1. Segue abaixo a caracterização e quantidade de cada tipo de veículo Policial:
Motocicleta: 02 Motos contam como uma viatura, sendo permitido apenas um Policial por moto.
Águia/Helicóptero: O helicóptero Policial conta como uma viatura, sendo permitido apenas 01 piloto e 02 atiradores. Salvo exceção caso tenha um helicóptero suspeito no ar, sendo permitido a Polícia possuir um helicóptero a mais para cada um do lado oposto.
Viaturas/Barcas: Cada viatura deve ter no mínimo 2 policiais durante patrulhamentos, perseguições ou pinotes. A única exceção são as unidades especializadas (ROTA, Anchieta, BAEP, etc.), que devem contar com pelo menos 3 policiais.
1.2. O número máximo de viaturas policiais permitidas em um acompanhamento, fuga ou perseguição é de 4 unidades.
1.3. A fuga limpa deve ser sempre priorizada, assegurando que o suspeito tenha a oportunidade de se defender sem troca de tiros ou intervenção direta. No entanto, caso o veículo do suspeito capote duas ou mais vezes, a fuga limpa a pé não será permitida, e os policiais poderão utilizar os meios necessários para capturá-lo, como por exemplo a Doze de Borracha.
1.4. Em caso de fuga aquática (com veículo marítimo, ou nadando), ou aérea (com veículo aéreo ou paraquedas) a prioridade ainda deve ser a Fuga limpa, desde que siga as demais regras de tempo e afins. É obrigação da Polícia estar preparada para esse tipo de situação, visto que há todos os materiais disponíveis para a Polícia para cada tipo de situação.
1.5. A polícia tem permissão para neutralizar indivíduos que tentaram saquear, retirar corpos, ou pessoas de um Perímetro Fechado, ou de local sem autorização prévia da mesma, caso esteja ocorrendo uma ação policial no local.
1.6. Mesmo após a fuga do suspeito, seu veículo poderá ser reconhecido pela placa, cor, passageiro, modelo, etc, durante 5 minutos por parte da Polícia após o ocorrido, e a ação poderá ser retomada. Ou seja, caso você despiste a Polícia e ela venha a encontrar você dentro do tempo de 5 minutos ela poderá continuar com a perseguição, ou prisão.
1.7. O policial só deve fazer uso da força letal (Código 5) em caso de legítima defesa, própria ou de terceiros. O Código 5 é liberado instantaneamente caso o suspeito efetue disparos contra a guarnição. Para ser liberado de outra maneira, a situação deve ser informada na rádio e, com o aval de um oficial, o uso da força letal será autorizado. O fogo deve ser aberto apenas para neutralizar o indivíduo. Após neutralizado, qualquer uso adicional de força será considerado excesso.
1.8. Durante um acompanhamento, perseguição, ou fuga, a Polícia só poderá liberar o Código 3 (disparos no pneu, spikes ou armas não letais) caso haja algum dos motivos citados abaixo:
O veículo em fuga realiza frenagens bruscas e fechamentos de vias com a intenção de colidir com algum ROCAM/RPM;
Veículos que estejam atrapalhando o acompanhamento ou perseguição após 2 avisos de afastamento;
Caso tenha alguma regra a respeito disso, tal como regra referente a certos tipos de Power-Gaming especificados por regra;
1.9. Durante um acompanhamento, perseguição, ou fuga, a Polícia só poderá liberar o Código 5 (disparos contra o veículo ou individuo diretamente) caso haja algum dos motivos citados abaixo:
Caso alguém comece a acompanhar a perseguição (pedido de QRR/Apoio do suspeito);
Veículos que continuam atrapalhando o acompanhamento ou perseguição após solicitar o aviso de afastamento;
Coloque a vida de outros cidadãos em risco, seja atropelando alguém ou causando um acidente grave envolvendo outras pessoas, ou até mesmo a vida da guarnição;
Caso o suspeito persista em continuar a fuga estando com 3 pneus ou mais furados, ou venha a capotar duas ou mais vezes e prosseguir com o veículo e não realizar a fuga a pé;
Caso seja constatado que houve uma solicitação de ajuda (QRR/Apoio). Os policiais possuem total permissão para abater todos os envolvidos na solicitação, assim, prezando pela vida da guarnição;
Caso tenha alguma regra a respeito disso, tal como regra referente a certos tipos de Power-Gaming especificados por regra;
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