Regras de Senso Comum
Regras Básicas do GTA Roleplay - Central SP
Para ler a regra por completo, clique no tópico deseja e ele irá expandir.
FAIL-RP
É extremamente proibida a prática de Fail-RP. A proposta do nosso servidor é justamente a realização do roleplay, e suas interações, e não fazê-lo vai contra tudo o que prezamos, sendo assim é totalmente proibido.
Negar interações com outros jogadores, interpretar de maneira incoerente ou ser totalmente indiferente diante de um roleplay é proibido, se caracterizando como Fail-RP.
Mantenha sua interpretação o tempo todo e aja de acordo com o roleplay que foi previamente estabelecido. Se você é um chefe da máfia, comporte-se como tal; se é o dono de uma favela, mantenha essa postura. Isso se aplica a todos os momentos, incluindo ações blipadas, sequestros ou negociações. Você não é amigo nem íntimo da Polícia, então não a trate dessa forma. Siga fielmente o seu roleplay, mas sempre com respeito e dentro das regras.
TRASH-RP
Os jogadores devem evitar qualquer tipo de comportamento ofensivo, que fira a integridade de outros seres humanos. Isso inclui linguagem abusiva, ações sem contexto adequado, e interações que não seguem a lógica de um roleplay sério e respeitoso.
Comportamento que ignora as regras ou a lógica do roleplay, como agir de forma incoerente com a personagem ou realizar ações absurdas.
Exemplos de comportamento inaceitável incluem, mas não se limitam a:
Atear fogo em corpos: Queimar corpos de personagens mortos (Salva exceção em caso de ocultação de corpos/provas).
Dançar sobre corpos mortos: Realizar danças ou movimentos desrespeitosos sobre corpos.
Cuspir em corpos mortos: Cuspir ou fazer gestos ofensivos sobre corpos.
Atos obscenos: Qualquer ato ou animação considerado desrespeitoso ou inapropriado em relação a corpos.
DARK-RP
Os jogadores devem manter um ambiente de respeito e imersão dentro do roleplay, evitando qualquer comportamento ofensivo que comprometa a integridade dos demais jogadores, e até mesmo do servidor. Isso inclui linguagem criminosa, ações sem justificativa roleplay coerente e interações que não condizem com um roleplay sério e respeitoso.
Exemplos de comportamento inaceitável incluem, mas não se limitam a:
Tortura: Constrange alguém a prestar informação ou declaração, sob ameaça ou violência, resultando em sofrimento físico. Exemplo: Raspar o cabelo de alguém, cortar a língua etc. o ato de fazer, e não falar.
Além disso, práticas de assédio e discriminação são estritamente proibidas:
Assédio: Qualquer forma de comportamento agressivo ou abusivo.
Preconceito: Atitudes discriminatórias ou depreciativas.
Racismo: Comportamentos ou comentários racistas.
Xenofobia: Discriminação contra pessoas de outras nacionalidades.
LGBTQIA+ fobia: Preconceito contra pessoas LGBTQIA+.
Transfôbia: Discriminação contra pessoas transgenero.
Capacitismo: Formas de preconceito contra pessoas com deficiência.
POWER-RP
É extremamente proibida a prática de Power-RP. Forçar ações com outros jogadores de forma não natural, se forçar entrando em situações de um roleplay que você não faz parte (Interferindo nele).
Forçar, ou incentivar, outros jogadores a fazerem coisas que fogem do Roleplay, ou perturbar a paz alheia sem um propósito, ou um Roleplay por trás, simplesmente por querer atrapalhar, ou estragar a experiência dos demais jogadores.
O seu Roleplay tem liberdade até onde começa o de outra pessoa, não é porque você está portando uma arma de fogo que a outra pessoa deverá fazer literalmente o que você quiser, respeite o Roleplay alheio e não os objetifique para seus fins egoístas sem trocar uma boa interação com eles.
Exemplos de Power-RP:
Dar uma de valentão e ficar nitidamente procurando motivo para brigas.
Ficar batendo nos veículos alheios propositalmente, com intenção de gerar ação.
Achar que porque sou policial posso fazer o que eu quiser.
Forçar ações de rua passando rápido ou atirando em frente a Polícia Ficar cantando pneu ou provocando policiais ou civis.
FALTA DE AMOR À VIDA (FAV)
Os jogadores devem agir de maneira realista quando seus personagens estiverem em situações perigosas. Deve ser o personagem arriscando sua vida, não o jogador. Isso significa que, se o personagem estiver sendo ameaçado com uma arma ou estiver em desvantagem, ele deve cumprir as exigências dos outros personagens e agir como se estivesse com medo real pela sua vida.
Não é obrigatório a rendição obrigatória caso você esteja contra apenas uma arma apontada para você, porém caso você seja abatido e for denunciado você será punido pela falta de amor à sua vida.
Caso o jogador esteja dentro de um veículo, ele pode tentar fugir sem que isso seja considerado falta de amor à vida, desde que já estivesse no carro antes da abordagem. No entanto, se houver quatro ou mais armas apontadas contra ele, a fuga deve ser limpa, seguindo as devidas regras sobre tal. Caso ele seja abatido posteriormente e denunciado, poderá ser punido por falta de amor à vida, pois teria a opção de se render para preservar sua segurança anteriormente, mas não o fez.
Situações que demonstram a Falta de Amor à sua Vida:
Se matar pulando de um lugar alto para não ser pego pela polícia/bandido;
Pedir para que te matem propositalmente;
Você como refém de um banco, não respeita as ordens dos sequestrados;
Tentar bancar um herói e impedir um assalto;
Adentrar e permanecer em uma Zona de Risco sem que esteja devidamente preparado e acompanhado;
Reagir a uma abordagem com duas ou mais armas apontadas para você estando a pé.
Se passar por um membro da Cerberus.
Aviso: Em casos extremos se for avaliado e comprovada a falta de amor à vida, você poderá levar um "PD" (Permadeath ou Morte Permanente), assim, perdendo todo o progresso do seu personagem.
METAGAMING/GHOST
É extremamente proibida a prática de Metagaming. Aproveitar de informações externas, que o seu personagem não aprendeu dentro da cidade de forma natural através da progressão do jogo, ou qualquer outra informação obtida fora do jogo e introduzi-la no jogo, apenas para acelerar o roleplay, a fim de se beneficiar ou beneficiar terceiros, ou até mesmo prejudicá-los. Os jogadores não devem usar informações obtidas fora do jogo para influenciar suas ações no servidor. Isso inclui usar dados de Discord, Twitch ou outros meios de comunicação para obter vantagem injusta. Seu personagem deve agir apenas com base no que aprendeu através de interações e eventos dentro do jogo.
É proibido usar transmissões ao vivo para localizar jogadores, forçar ações com base no que é visto na transmissão.
Metagaming e ghosting são tratados com rigor. Se houver evidências de que um jogador obteve vantagem usando informações externas, ele estará sujeito a punições imediatas.
Toda a comunicação deverá ser feita totalmente dentro do jogo, utilizando rádio, celular, ou o chat de voz, ou texto, comunicar por outro meio que não envolva a cidade é proibido, sendo proibido o uso do Discord, ou outros meios externos para realizar comunicações no Roleplay.
Há uma exceção para empregos ou departamentos onde a comunicação via Discord é necessária para a funcionalidade do grupo.
As únicas informações que poderão ser utilizadas dentro do Roleplay que não serão consideradas Metagaming, serão as publicações referente a festas, eventos e comunicados oficiais da Polícia, Hospital, Bombeiro, Mecânica, Judiciário, Restaurante ou Jornal.
É extremamente proibido o uso do comando /id ou pelo atalho [F7] por qualquer motivo que não seja a identificação do jogador para denunciá-lo. Alegar "arrependimento" na denúncia poderá resultar em punição,então, utilize-o apenas com completa certeza.
COPBAIT (CB)
Realizar chamados para serviços da cidade com o intuito de executar ações indevidas é estritamente proibido. Além disso, qualquer atitude que vise abusar dos serviços essenciais da cidade será considerada uma violação, como realizar trote de chamados, fazendo o funcionário perder o seu tempo.
Copbait é definido como qualquer ação destinada a enganar, trapacear ou emboscar alguém de maneira desonesta e desonrosa, com o objetivo de obter benefícios pessoais.
É proibido atrair uma pessoa para um local que há pessoas aguardando a chegada para efetuar uma emboscada e matar os envolvidos. Por exemplo, levar a Polícia para um estacionamento, com membros previamente posicionados para executá-los.
É proibido efetuar um chamado para qualquer tipo de serviço, seja ele um “Bico”, ou empregos setados, com intuito de sequestrar, matar e/ou realizar qualquer ação do gênero com quem atendeu o chamado.
Fazer anúncios de compra ou venda de algo com a intenção de roubar ou matar.
É proibido realizar uma emboscada com o intuito de tirar vantagem da situação enganando a pessoa, sendo para matar ela ou prejudicá-la de alguma maneira. Salvo em caso de investigações policiais, previamente autorizado pela Administração.
É proibido efetuar disparos ou cometer crimes sem sentido, apenas para chamar a polícia e matá-la.
COMBATLOG (CL)
O Combatlog (CL) consiste em deslogar durante uma ação ou após uma ação para se beneficiar indevidamente. Forçar crashes, como "vcruntime" e outros, também será considerado CL.
Em casos que ocorram algum Crash, ou bug, você deve enviar uma print do mesmo através dos canais corretos em nosso Discord, após isso deve-se voltar ao jogo em até 10 minutos e continuar a ação, caso contrário você será punido.
Em caso de Crash, ou bug, que faça o jogador desconectar da cidade, em que o mesmo esteja em uma ação seja fechada (Banco Central, Lojinha etc.) deve-se informar através dos canais corretos e aguardar que a ação acabe para poder voltar para ela novamente, assim, não atrapalhando-a com o seu retorno surpresa.
Caso necessite desconectar da cidade, ou ficar ausente, indique que irá para algum lugar e se esconda das vistas dos demais jogadores, jamais desconecte na frente de outros jogadores, pois isso pode acabar atrapalhando o roleplay.
Exemplo de Combatlog (CL):
Você está fugindo da PM, bate o carro e percebe que não conseguirá escapar. Em seguida, você desloga para evitar ser abordado ou, após conseguir fugir, desloga para evitar um novo confronto.
Desconectar da cidade durante uma fuga após bater o carro.
Sair da cidade durante um combate.
Desconectar durante uma perseguição para evitar ser abordado.
RANDOM DEATHMATCH (RDM)
É extremamente proibida a prática de Random Deathmatch (RDM). Matar um jogador de forma aleatória, ou sem que haja um motivo plausível, ou um Roleplay válido previamente com a vítima.
Para que o Roleplay seja válido, é necessário possuir alguma interação prévia com a vítima antes de matá-la.
Não será considerado um motivo plausível matar policiais sem que haja um motivo, razão ou circunstância para tal ato, como também não será considerado motivo plausível matar alguém por motivo pífio.
Assim como matar rendido (com a mão levantada) será considerado também, diante disso ao momento que um jogador for rendido deve seguir com um roleplay, sequestrar, dialogar e por fim matar caso há motivo.
Agredir, atacar, bater, ou qualquer coisa relacionada também é considerado Random Deathmatch (RDM).
Matar Policiais sem que haja um motivo plausível ou por motivos fúteis é extremamente proibido. Matar por conta de uma aplicação de multa, ou uma abordagem de trânsito é considerado motivo banal, visto que isso se caracteriza como uma "ação neutra", e você não sofrerá um risco real nela, ao ponto de precisar arriscar sua vida para se safar.
REVENGE KILL (RK)
É extremamente proibida a prática de Revenge Kill (RK). Matar, ou mandar matar alguém que tenha lhe nocauteado nas circunstâncias em que você tenha que esquecer os eventos que envolvem o seu desmaio.
Voltar para o local, ação, para participar novamente dela, ou não, ou voltar ao local por qualquer outro motivo enquanto a ação ainda está acontecendo. Apenas é permitido apenas voltar ao local do seu desmaio após 15 minutos em que a ação já tenha sido finalizada.
Quando seu personagem entra em coma, mesmo que ele seja reanimado pelo paramédico, não se deve voltar para o local e lembrar da ação anterior. Esta regra se enquadra em qualquer ação realizada no Roleplay, seja uma briga entre facções até um acidente de veículo no qual o seu personagem desmaia e precisa ser reanimado.
VEHICLE DEATHMATCH (VDM)
É extremamente proibida a prática de Vehicle Deathmatch (VDM). Utilizar-se de um veículo como uma arma para ferir, atropelar ou matar alguém, ou um grupo de pessoas é proibido.
RAMMING
É extremamente proibida a prática de Ramming. Utilizar do seu veículo para atacar, ou bater, continuamente em outros veículos, ou até mesmo dar o famoso “Ratão”, de forma deliberada e proposital.
Derrubar um jogador de uma moto utilizando outro veículo, ou utilizar de seu veículo para dar o famoso “ratão” em uma moto, ou em um veículo, a fim de fazê-lo capotar é considerado Ramming. Caso ocorra deve-se priorizar o Fair Play, e deixar o jogador dar continuidade ao roleplay, seja de fuga etc.
Ficar batendo com o seu helicóptero em outro helicóptero para destruí-lo, ou desestabilizá-lo é considerado Ramming.
POWER-GAMING (PG)
É extremamente proibida a prática de Power-Gaming (PG). A prática de abusar das mecânicas do jogo para se beneficiar, ou adquirir vantagem sobre o adversário e fazer ações e/ou atos impossíveis de serem feitos na vida real.
Realizar ações impossíveis ou irreais, ou se recusar a reconhecer as ações ou intenções de outros jogadores.
Exemplos de ações consideradas Power-RP:
Espionar através de paredes, usar animações para obter vantagem de qualquer forma, abusar de mecânicas do servidor para obter vantagem competitiva irrealista, etc.
Isso também se refere a ações que não seriam possíveis em um cenário do mundo real, como rampar de um prédio de quinze andares, o veículo capotar e ao chegar no chão continuar correndo com o carro.
Veículos que não tem a capacidade de subir montanhas subirem, uma Ferrari por exemplo.
Capotar diversas vezes e não parar o veículo e realizar o roleplay de ferido, ou em caso de fuga se render.
Estar com 03 ou mais pneus furados e não parar o veículo. Em caso de veículos blindados, caso persista o veículo acabará explodido pelo próprio sistema de Anti-PG.
Observação: O Power Gaming para fuga é liberado, sendo "rampagens” leves apenas em perseguições e fugas utilizando-se do Power-Gaming, desde que seja feita com bom senso, de forma moderada.
Aviso: A Polícia tem liberdade de neutralizar o suspeito que realizar práticas de Power-Gaming absurdas ou abusivas, durante as perseguições e/ou fugas.
CAR PARKING (CP)
É extremamente proibida a prática de Car Parking (CP). Deixar um veículo em cima de um jogador com o intuito dele não conseguir levantar.
Utilizar de um veículo para bloquear alguma passagem de um local que não há outra saída além daquela.
Utilizar veículos de forma abusiva, ou excessiva, como barreira em Favelas, ou sedes de Organizações, etc.
Exemplo de Car Parking (CP):
Você usa o carro para prender um player embaixo fazendo com que ele venha a morrer por conta disso, ou estacione um carro na porta de uma loja de roupas para impedir que os jogadores saiam ou entrem da mesma.
LOOT BOX (LB)
É extremamente proibida a prática de Loot Box (LB). Não é permitido roubar e/ou saquear um jogador agonizando ou desmaiado sem que haja um Roleplay envolvido para aquela situação, ou seja se encontrar uma pessoa agonizando, ou desacordada na rua você não pode lootear a pessoa, se não tiver participação prévia nisso.
O pocket wipe (limpar o inventário) de outro jogador não é permitido, jamais roube itens que não há necessidade de serem roubados, por exemplo: roubar o celular de alguém sem que tenha motivos fundados e um Roleplay válido para isso, pois será considerado Loot Box.
O Loot de Policiais é terminantemente proibido e será considerado Loot Box. Sendo apenas permitido em casos que o Policial esteja dentro de uma Zona de Risco. Isso se estende a Viaturas também.
Atualizado