
Sobre ações no geral
Leia e siga as regras para evitar punições e garantir um ambiente justo e respeitoso para todos.
1. REGRAS GERAIS SOBRE AÇÕES
1.1. É proibida a prática de "Desce e Quebra" contra a Polícia no lado sul do mapa, sendo permitida exclusivamente quando realizada dentro de comunidades ou no lado norte do mapa, conforme demonstrando na imagem de demarcação territorial abaixo. Nas comunidades, ou no lado norte do mapa, o "Desce e Quebra" é autorizado desde que seja respeitado o tempo mínimo de tentativa de fuga, sendo obrigatória a realização de, no mínimo, 5 minutos de fuga ativa antes da prática.
Caso aconteça de seu veículo ficar defasado, acabando a gasolina ou capotar na região do sul em uma ação, deve-se encontrar outra maneira de escapar da Polícia que não haja troca de tiro. Caso esteja no norte poderá optar por trocar tiro. Mas deve sempre levar em consideração o amor à vida nessas circunstâncias.
1.2. Somente membros de Organizações Ilegais estão autorizados a realizar roubos a caixas eletrônicos (ATM), estabelecimentos (ações fechadas), sequestros e assaltos de rua, não sendo permitido fazê-los, caso não esteja inserido em uma organização ilegal.
1.3. Uma vez declarada a rendição, seja levantando as mãos, se entregando ou demonstrando de forma clara a intenção de se render, não será mais permitido qualquer tipo de reação, seja contra a Polícia ou contra membros de Organizações Ilegais, uma vez que a rendição já foi estabelecida.
1.3.1. Durante uma abordagem policial em andamento, se um membro da sua Organização já estiver rendido e sendo abordado, não será permitido interferir na ação com a intenção de resgatá-lo. Caso queira realizar o resgate, deve-se seguir as regras de resgate de prisioneiro.
1.4. Funcionários da Mecânica Redline, Hospital, SAMU, Corpo de Bombeiros, Jornal, Restaurante Burger King e do Restaurante McDonald's, quando estiverem em serviço devem ser considerados neutros. Dessa forma, é proibida qualquer ação ilegal que os envolva, bem como a prática ou participação em crimes enquanto estiverem em serviço. A exceção ocorre somente quando a ação tiver finalidade estritamente voltada à criação de um roleplay coerente e bem justificado. Nesses casos, é obrigatório possuir registro em vídeo de toda a ação.
1.5. É proibido praticar qualquer ato criminoso em um raio de 200 metros de qualquer emprego legal, seja no ponto de início do trabalho ou em seu local fixo de atuação, pois essas áreas são consideradas Zonas Seguras.
1.5.1. Também é proibido camperar nessas regiões ou realizar ações ofensivas, como sequestros, assaltos ou qualquer forma de abordagem criminosa. Isso inclui, mas não se limita a, ficar aguardando na entrada de hospitais, empregos ou qualquer ponto situado dentro de uma Zona Segura.
1.6. É proibido utilizar qualquer tipo de armamento, letal ou não letal, durante Corridas Clandestinas. Durante toda a corrida (ação) deve-se manter o estado de fuga limpa, exceto nos casos expressamente previstos nas regras.
1.7. É proibido acionar os Paramédicos, ou utilizar-se do comando /socorro, durante o andamento de qualquer tipo de ação, seja ela de rua ou ação fechada.
1.7.1. É obrigatório aguardar a conclusão total da ação antes de solicitar atendimento. Considera-se que a ação está encerrada somente após:
Em ações de rua:
Quando se passarem, no mínimo, 5 minutos sem qualquer resistência ou troca de tiros no local.
Em ações fechadas:
Quando todos os inimigos tiverem sido eliminados.
1.7.2. A partir do momento em que os Paramédicos chegarem para realizar o atendimento pós-ação, fica proibido qualquer tipo de resgate ou retomada da troca de tiros, pois a ação é considerada oficialmente encerrada com a chegada deles.
1.8. É proibido o uso de veículos aéreos nas seguintes ações:
Venda de drogas;
Desmanche de veículos;
Roubo a residências;
Roubo a caixa registradora;
Roubo a caixa eletrônico.
E qualquer ação fechada.
1.9. A Invasão da sede de Organizações pelo Ilegal (Ilegal x Ilegal) somente será permitida mediante um motivo plausível e devidamente justificado, como a recuperação de um veículo, a busca por vingança ou a perseguição de um membro que tenha fugido para o interior do mesmo.
1.9.1. Considera-se Invasão toda entrada de pessoas não autorizada na sede da Organização.
1.9.2. A invasão terá duração máxima de 30 minutos, devendo ser encerrada obrigatoriamente ao atingir esse limite. Quem permanecer no local após o tempo estipulado estará sujeito a punições.
2. SOBRE FUGAS E PERSEGUIÇÕES POLICIAIS
2.1. A fuga limpa deve ser sempre priorizada, garantindo ao suspeito a oportunidade de defesa sem troca de tiros ou intervenção direta.
2.1.1. Em caso de fuga aquática (com veículo marítimo, ou nadando), ou aérea (com veículo aéreo ou paraquedas) a prioridade ainda deve ser a fuga limpa. Sendo obrigação da polícia estar preparada para esse tipo de situação, visto que há todos os materiais disponíveis a disposição dela, para cada tipo de situação.
2.2. Considera-se "Fuga Limpa" toda ação em que não ocorra confronto direto, ou seja, é proibido o uso de armas em qualquer hipótese, salvo quando expressamente previsto nas regras. Segue a lista de todas as ações caracterizadas como fuga limpa:
Venda de Drogas;
Desmanche de Veículos;
Roubo a Residências;
Roubo a Caixa Registradora;
Roubo a Caixa Eletrônico.
2.3. Em casos de Fuga Limpa, é proibido o uso de barreiras, spikes ou qualquer outro objeto que possa obstruir ou impedir a continuidade da fuga.
2.3.1. É permitido realizar o cerco policial, que consiste em fechar o veículo suspeito utilizando as viaturas, de forma a mantê-lo preso entre elas. Sendo proibido realizar “ratões” ou colidir propositalmente com o veículo para forçar o cerco.
2.4. Após a fuga de um suspeito, seu veículo poderá ser identificado pela Polícia por características como placa, cor, modelo, ocupantes, entre outros, pelo período de até 10 minutos após o ocorrido. Nesse intervalo, a ação poderá ser retomada. Assim, caso o suspeito consiga despistar a Polícia, mas seja localizado novamente dentro desses 10 minutos, a perseguição ou prisão poderá prosseguir normalmente.
Recomenda-se que o suspeito altere suas características pessoais ou do veículo para evitar o reconhecimento, como por exemplo a alteração da placa, por meio do item "Placa Clonada", sendo uma das medidas mais indicadas a serem tomadas.
2.5. Matar policiais imediatamente ao ser abordado será considerado RDM, sendo obrigatório realizar uma tentativa de fuga mínima de 5 minutos, priorizando escapar primeiro por meios que não envolvam troca de tiros, como o "pinote" ou outras formas de evasão.
3. SOBRE HELICRASH E AIRDROP
3.1. É permitido o uso de qualquer armamento dentro do perímetro do Helicrash ou Airdrop, exceto rifles de longo alcance (Snipers).
3.2. É proibido “camperar” a área externa do perímetro do Helicrash ou Airdrop, bem como suas redondezas ou proximidades.
3.3. É permitido abater apenas inimigos que estejam dentro do perímetro do Helicrash ou Airdrop, sendo proibido atirar de dentro para fora ou de fora para dentro, ou ficar saindo e entrando de dentro do perímetro, abusando do sistema de perímetro. A única exceção é quando um jogador se desloca de dentro do perímetro para fora, com o intuito de escapar do combate, podendo ir atrás do mesmo.
3.4. Caso o Helicrash ou Airdrop tenha sido finalizado e um jogador chegue ao local após o término, é proibido abatê-lo, pois ele não participou da ação, sendo configurado como Random Deathmatch, salvo exceção se houver tentativa de obter o loot.
3.4.1. O Helicrash ou Airdrop é considerado finalizado quando a marcação da zona vermelha desaparece do mapa.
3.5. Policiais não têm permissão para participar do Helicrash ou Airdrop, sendo uma ação exclusiva de Organizações Ilegais. Após sua conclusão (quando a marcação da zona desaparece), a presença policial é permitida apenas em caso de ocorrência criminal, como disparos de arma de fogo no local.
Horários em que o Helicrash se inicia: 14:00, 17:00, 20:00, 23:00 e ás 02:00 do Horário de Brasília.
Horários em que o Airdrop se inicia: 00:00, 01:00, 03:00, 04:00, 05:00, 06:00, 07:00, 08:00, 09:00, 10:00, 11:00, 13:00, 15:00, 16:00, 19:00, 21:00 e às 22:00 do Horário de Brasília.
4. SOBRE OPERAÇÃO DE PACIFICAÇÃO POLICIAL
4.1. O ato de realizar uma operação de pacificação em uma Organização Criminosa consiste em torná-la inativa por 24 horas, por meio da investigação e da execução de um mandado de busca e apreensão.
4.2. Após o agendamento da operação de pacificação, a Organização alvo deverá participar obrigatoriamente. Caso não compareça, ela poderá ser punida, com advertência ou dissolução total.
4.3. O Comunicado sobre a operação de pacificação deve ser feito com no mínimo 12 horas de antecedência da data da realização do cumprimento do mandado de busca e apreensão, salvo em caso de concordância de ambas as partes. Ele deve ser feito através dos canais oficiais do Discord, e avisado com antecedência ao Administrador responsável, para que todas as partes tenham ciência.
4.4. Após o comunicado da realização da operação de pacificação é extremamente proibido limpar, ou retirar qualquer item de um dos baús mencionados no inquérito, podendo somente retirar os itens necessários para defendê-los no dia marcado, nada além disso.
4.5. Durante uma operação de pacificação, a Organização alvo é obrigada a manter todas as portas abertas. O descumprimento desta regra poderá acarretar punição aos membros presentes no local.
4.6. A entrada da Polícia na sede da Organização só é permitida pelas portas de acesso oficiais (portões P1, P2, P3 etc.), sendo proibida a entrada por montanhas, buracos, laterais ou quaisquer outros locais, exceto pela via aérea. A entrada aérea somente é permitida por meio de helicóptero, utilizando rapel.
4.7. Enquanto a Organização estiver pacificada, não será permitido realizar atividades da Organização, sendo elas:
Coleta de farm.
Fabricação de produtos.
Venda de produtos.
Recrutamento de membros
4.8. Será permitido apenas 1 helicóptero para cada lado, tanto para os Defensores quanto para a Polícia, com a tripulação limitada a 1 piloto e 2 atiradores.
3.8.1. É proibida a substituição de helicópteros para qualquer um dos lados.
3.8.2. O helicóptero só poderá sobrevoar até um quarteirão do local, sendo proibido o pouso em qualquer circunstância.
3.8.3. Caso a aeronave seja derrubada, os integrantes sobreviventes poderão continuar a ação em solo, desde que permaneçam dentro do perímetro da operação.
3.8.4. Não é permitida a substituição de integrantes da aeronave após o início da ação.
4.9. O helicóptero da Polícia só poderá levantar voo na área da operação de pacificação após o seu início ser oficialmente liberado. Caso realize sobrevoo antes do início da ação, será removido da operação, sem direito à substituição do piloto ou do atirador. O piloto e o atirador do helicóptero sempre contabilizam no número total de participantes da ação.
4.10. Caso alguém saia do perímetro da operação, não será permitido retornar à ação. Ao sair da área de combate, será considerada desistência por parte do jogador, independentemente do motivo.
4.11. O número de participantes da pacificação deve ser respeitado, sendo proibida a entrada de novos participantes ou a reposição daqueles que forem mortos durante a ação, segue abaixo o número de participantes permitidos:
Mínimo: 2
Mínimo: 4
Máximo: 15
Máximo: 15


