Page cover

booksRegras e condutas gerais

Leia e siga as regras para evitar punições e garantir um ambiente justo e respeitoso para todos.

1. REGRAS E CONDUTAS GERAIS

1.1. Qualquer tentativa de utilizar, explorar ou ser conivente com outros jogadores na utilização de bugs, falhas ou brechas, seja em sistemas, regras, mod menus, hacks, bypass, exploits, erros, arquivos RPF, Citizen modificada, obtenção de benefícios indevidos, falhas do jogo ou do servidor, bem como o uso de programas ilícitos ou modificações que concedam vantagem dentro do servidor, resultará em punições severas.

1.1.1. É considerado Benefício Ilícito programas de terceiros, e todo aquele benefício ou vantagem que não é possível adquirir através de maneira natural e justa dentro do jogo.

1.1.2. Qualquer tipo de confissão, acobertamento, omissão, colaboração, apologia a Hack, "bypass", abuso de bug, trapaça em geral dentro ou fora do servidor é completamente proibido.

1.1.3 É considerado "bypass" qualquer tentativa de esconder, ocultar ou adulterar, qualquer informação referente a qualquer Benefício Ilícito.

1.1.4. Caso você seja suspeito de utilizar qualquer Benefício Ilícito, a Administração reserva-se o direito de aplicar medidas restritivas, como banimento, até que a suspeita seja esclarecida e completamente descartada.

1.1.5. A utilização o Marketplace como forma de baú para não perder seus itens ao morrer, ou ser preso, é considerado abuso de mecânica do jogo.

1.1.6. Tentar burlar o sistema de AFK, incluindo o uso de animações, macros ou qualquer método que impeça a detecção de inatividade será considerado abuso de mecânica do jogo.

1.1.7. É considerado conivência quando, tendo conhecimento de que outro jogador está utilizando Benefício Ilícito, seja ele um bug, exploit, hack, bypass ou qualquer outro, não denuncia, permite, auxilia, participa ou se beneficia direta ou indiretamente disso, mesmo que não utilize-o pessoalmente.

1.2. É estritamente proibido a prática de Anti-Roleplay, que consiste fazer algo que você não faria na vida real, negar interações com outros jogadores, interpretar de maneira incoerente, ou apressada, ser totalmente indiferente diante delas, ou não seguir o roleplay como ele deve ser seguido.

Exemplos de Anti-RP:

  • Ir até o Hospital, solicitar atendimento e ficar apressando o médico é proibido. Caso esteja com pressa, procure uma farmácia. No Hospital, são realizados exames e procedimentos necessários para avaliar cada situação corretamente.

  • Ir até o Restaurante e ficar pressionando os funcionários para entregar o lanche, inclusive pedindo sem sacola para acelerar a entrega.

  • Ser abordado pela Polícia ou por qualquer outro jogador e fingir estar ausente para evitar a abordagem.

  • Citar, mencionar ou fazer referência à Administração ou às regras de forma geral em contextos dentro do jogo, incluindo afirmações como "vou chamar a Administração", "vou subir no suporte" ou "isso vai contra a regra X ou Y".

1.3. É extremamente proibida a prática de Power-RP, que consiste em forçar ações com outros jogadores, ou se forçar entrando em situações que você não faz parte (interferindo).

Exemplos de Power-RP:

  • Dar uma de valentão e ficar procurando motivo para brigas.

  • Ficar batendo nos veículos de terceiros propositalmente, com intenção de gerar uma ação.

  • Empinar moto ou realizar "zerinho" com o veículo na frente da Polícia para fazer ela ir atrás de você.

  • Realizar chamados para a Polícia para pedirem que aceitem uma ação, ou provocando ela.

  • Atirar para cima sem sentido para chamar a atenção da Polícia.

1.4. É extremamente proibida a prática de Dark-RP, que consiste em qualquer comportamento ofensivo extremo, desrespeitoso ou que fira a integridade psicológica ou moral de outros seres humanos, bem como situações que ultrapassem limites éticos e morais, mesmo dentro do roleplay.

1.4.1. Pequenas provocações, brincadeiras simples ou desrespeitos leves dentro do contexto de roleplay não são considerados Dark-RP, pois fazem parte da interpretação dos personagens e da competitividade natural entre eles.

1.4.2. É estritamente proibido matar, bater ou agredir qualquer pessoa que esteja realizando o roleplay de gravidez, ou utilizando skin de criança.

1.5. É extremamente proibido a prática de Falta de Amor à Vida, que consiste em não prezar pela preservação máxima da própria vida, devendo priorizar sempre a segurança do personagem em qualquer situação. Agir de forma inconsequente, irresponsável ou suicida, colocando deliberadamente o personagem em risco, sem um motivo plausível/válido.

1.6. É extremamente proibida a prática de Metagaming, que consiste em utilizar informações obtidas fora do jogo, e que o seu personagem não aprendeu de forma natural durante a progressão dentro da cidade, para influenciar ações no roleplay. Isso inclui dados vindos de Discord, Twitch ou qualquer outro meio de comunicação externa, seja para se beneficiar, beneficiar terceiros ou prejudicá-los.

1.7. É extremamente proibida a prática de Copbait, que consiste em provocar, atrair, enganar, trapacear ou emboscar alguém de maneira desonesta e desonrosa, com o objetivo de obter benefícios pessoais, ou matá-la.

1.8. É extremamente proibida a prática de Combatlog, que consiste em desconectar da cidade estando nocauteado, durante uma ação, antes dela ou imediatamente após seu término (ainda estando nocauteado), com o objetivo de se beneficiar indevidamente, evitar perdas de itens ou prejudicar terceiros.

1.8.2. Caso o motivo apresentado seja “Exiting”, “VCRUNTIME” ou “Reloading Game”, será considerada Combatlog, visto ser uma prova incontestável.

1.8.3. Se o jogador "Crashar" logo após ser morto ou capturado pela Polícia, será considerado Combatlog, exceto se comprovar o crash por meio de vídeo.

1.8.4. Caso o jogador sofra um "Crash" durante uma ação, será obrigatório o envio de uma print da tela inteira comprovando o ocorrido no canal 💣・print-de-crasharrow-up-right. A ausência dessa comprovação fará com que a situação seja considerada Combatlog. Caso seja uma ação fechada, para retornar é obrigatório a permissão prévia de um administrador, caso contrário será considerado Power-RP.

1.9. É extremamente proibida a prática de Random Deathmatch, que consiste em matar um jogador de forma aleatória, sem que haja um motivo plausível, uma ação ou roleplay válido previamente com a vítima.

1.9.1. Matar algum jogador que esteja rendido (com a mão levantada, ou que de algum sinal de rendição explícita) é proibido também, diante disso ao momento que um jogador for rendido deve seguir com um roleplay, não podendo matá-lo sem que haja realmente um motivo plausível.

1.9.2. Matar um Policial sem que haja um motivo plausível ou por motivos fúteis ou banais é extremamente proibido.

1.10. É extremamente proibida a prática de Revenge Kill, que consiste em matar, ou mandar matar alguém que tenha lhe nocauteado, ou nas circunstâncias em que você tenha que esquecer os eventos que envolvem o seu desmaio por vingança, ou outro motivo.

1.11. É extremamente proibida a prática de Vehicle Deathmatch, que consiste em utilizar-se de um veículo como uma arma para ferir, atropelar ou matar alguém, ou um grupo de pessoas.

1.11.1. É proibido utilizar um veículo para atacar ou colidir repetidamente com outros veículos, seja uma moto, barco, helicóptero, etc.

1.11.2. É proibido realizar o famoso “ratão”, em veículos, para fazê-los capotarem de forma proposital. Em casos não intencionais, deve-se respeitar o fair play e permitir a continuidade do roleplay.

1.12. É extremamente proibida a prática de Power-Gaming, que consiste em abusar das mecânicas do jogo para se beneficiar, ou adquirir vantagem injustas e/ou indevidas, ou realizar ações e/ou atos impossíveis ou irreais de serem feitos na vida real, abusando da física do jogo.

Exemplos de Power-Gaming:

  • Utilizar das animações para obter vantagem de qualquer forma, como mas não se limitando a: utilizar excessivamente a animação de deitar e levantar durante um PvP.

  • Realizar ações que não seriam possíveis em um cenário do mundo real, como "rampar" de um prédio com um veículo.

  • Capotar um veículo ao ponto de furar todos os pneus e continuar utilizando ele normalmente, ou em caso de fuga da Polícia não realizar a fuga a pé.

  • Utilizar veículos que não tem a capacidade de subir montanhas para fazê-lo, como mas não se limitando a Ferrari por exemplo.

  • Achar que só porque é Policial pode fazer o que quiser, abusando da sua "autoridade" e comandos que lhe foram concedidos para prejudicar terceiros.

1.13. É extremamente proibida a prática de Loot Box, que consiste em roubar e/ou saquear um jogador ferido ou desmaiado sem que haja um roleplay envolvido para aquela situação, ou seja se encontrar uma pessoa ferida, ou desmaiada na rua você não pode "lootear" a pessoa, se não tiver participação prévia nisso.

1.13.1. Também é considerado Loot Box atrair, transportar ou conduzir, por qualquer meio, corpos de Policiais para dentro de uma Zona de Risco com a finalidade de saqueá-los, caso tenham sido abatidos fora dessa área.

1.14. Todos os chamados devem conter descrição clara, local e serem diretos sobre a situação. Ao acionar serviços (Mecânico, Polícia, Hospital, Jornal, Advogado, Restaurante etc), é obrigatório aguardar no local. Sendo proibido realizar spam, flood, ou trotes através dos chamados.

1.15. É proibido adicionar Itens como: Baú, Bancadas, Barreiras, Barricadas, ou qualquer objeto, ou veículo em locais que atrapalhe o fluxo de jogadores, ou sem que haja um sentido, seja no meio da rua, na entrada de algum interior, locais que não são de sua propriedade, etc. Também é proibido esquece-los no local, ou utilizá-los para propósitos contrários da criação deste.

1.16. É proibida a prática de "Caixa 2", que consiste no desvio de itens para benefício próprio, sendo suscetível de banimento permanente imediato. Isso inclui, mas não se limita a:

  • Roubar e/ou pegar para si próprio, ou terceiros, itens de baú, seja de uma propriedade, Organização em empregos Legais ou Ilegais sem a autorização dos responsáveis ou proprietários do local.

  • Roubar e/ou pegar para si próprio, ou terceiros, itens do Arsenal da Polícia, tanto para vender, desviar, doar, emprestar, receber ou armazenar em qualquer tipo de baú.

  • Roubar e/ou pegar para si próprio, ou terceiros, itens da mochila de outros jogadores sendo Policial, ao invés de apreender utilizado o sistema de apreensão de Itens.

1.17. O valor exibido na etiqueta dos itens (ao passar o mouse sobre ele no inventário) serve apenas como referência sugerida de preço. A negociação, incluindo valores, descontos, parcerias e acordos, é de responsabilidade exclusiva dos jogadores, que devem se resolver entre si sobre preços e condições de venda, sendo proibido a cobrança superior a 50% do valor total demonstrado na etiqueta, se caracterizando como valor abusivo.

1.17.1. Em pagamentos com dinheiro sujo, o valor sugerido pode considerar a taxa de lavagem (atualmente 30%), já que o valor indicado é baseado em dinheiro limpo.

1.17.2. Caso o item seja anunciado no Marketplace, a responsabilidade pelo preço é inteiramente do jogador. Itens perdidos por anúncios inadequados ou negociados de forma imprudente não terão direito a reembolso.

1.18. Caso seja nocauteado e tenha renascido no hospital, é proibido recordar ou mencionar os eventos que levaram ao seu nocaute.

1.18.1. Não é permitido retornar ao local, ou à ação em andamento, seja para participar novamente ou por qualquer outro motivo. O retorno ao local do nocaute só será permitido 10 minutos após o renascimento no hospital e apenas se a ação já estiver completamente finalizada, sendo responsabilidade do jogador garantir que a ação tenha se finalizado de fato.

1.18.2. É proibido reanimar uma pessoa (seja com paramédico, médico ou adrenalina), em seguida, obrigá-la a fornecer informações, sequestrá-la, assaltá-la, interrogá-la ou prendê-la. Após ser abatida, a vítima deve ser desovada, deixada no local ou levada ao hospital.

1.18.3. Caso um Paramédico (SAMU ou Bombeiro) realize a reanimação em ações de rua, a polícia poderá prender o indivíduo pelos crimes cometidos antes do desmaio.

1.18.4. A polícia está autorizada a utilizar Adrenalina para levantar e prender o indivíduo nas seguintes situações: quando ele pular de um local alto para se matar, se jogar de um veículo em movimento em alta velocidade ou se lançar na água com a intenção de morrer afogado.

1.19. É proibido transportar qualquer corpo até o Hospital sem antes realizar um chamado para os Paramédicos irem até o local. Caso o chamado não seja atendido, o transporte até o Hospital será permitido.


2. SOBRE AS ÁREAS NEUTRAS E ÁREAS DE RISCO

2.1. Ás Áreas Neutras possuem uma delimitação exata dentro do servidor, assim que você entrar em uma delas, aparecerá um aviso na parte inferior central da sua tela informando que você está em uma Área Neutra. Segue abaixo a lista das Zonas Seguras:

  • Apartamento Inicial.

  • Praça Central.

  • Concessionária.

  • Hospital.

  • Mecânica Redline.

  • Restaurante Burger King.

  • Restaurante McDonald's.

2.2. Ás Áreas Neutras são áreas tranquilas para que os jogadores façam um roleplay tranquilo e sem preocupações, sendo proibido iniciar qualquer ação dentro dela, ou nas proximidades.

2.2.1. É permitido a polícia realizar seus serviços e deveres dentro de Áreas Neutras ou em Áreas de Risco, caso seja necessário, devido a uma denúncias real, ou por motivos plausíveis.

2.3. Ás Zonas De Risco são locais de perigo iminente. Dessa forma, qualquer indivíduo que adentrar nela está assumindo o risco de ser alvejado, ou até mesmo executado. Os ocupantes dessas áreas têm permissão para eliminar qualquer pessoa que invada o local de forma hostil, sem autorização ou no caso de entrada de membros da polícia, com o objetivo de defender o seu território.

2.4. Os batalhões de polícia e delegacias são consideradas Áreas Militares, que equivalem a uma Área de Risco, a entrada não autorizada nestes locais podem ocasionar prisões, ou podem responder com força proporcional e justificada caso necessário.


3. REGRAS DE PERSONAGENS

3.1. É proibido qualquer nome ou sobrenome que envolva marcas, duplo sentido, que tenham conotações sexuais, preconceito ou que fogem da realidade. Os nomes dos personagens devem condizer com a realidade, contendo Nome e Sobrenome possíveis de serem registrados em cartório e não devem comprometer a imersão dos outros jogadores.

3.2. É proibido a criação de uma nova conta na steam, rockstar, epic e afins, para se obter um personagem secundário, sendo permitido obter um novo personagem apenas adquirido o slot secundário de personagem.

3.3. O personagem deve sempre manter a coerência do seu personagem e de sua história, respeitando sua idade, limitações e forma de agir dentro da narrativa.

3.4. É estritamente proibido utilizar roupas que não condizem com o ambiente, roleplay ou com o cargo/função exercida, Isso inclui, mas não se limita a:

  • Roupas de policial sem fazer parte da polícia.

  • Roupas de médico sem pertencer ao hospital.

  • Roupas de grávida sem estar oficialmente grávida no roleplay.

3.5. O roleplay de gravidez só pode ser iniciado após a realização do 1º exame no Hospital, que confirmará a gestação. Somente após essa confirmação é permitido utilizar roupas de grávida.

3.4.1. A gestante deve comparecer obrigatoriamente às três consultas de pré-natal.

3.4.2. A gravidez deve durar no mínimo 15 dias. Durante esse período, é obrigatório realizar um exame de pré-natal a cada 5 dias e, ao final, agendar com o médico o dia do parto.

3.4.3. É proibido realizar qualquer tipo de cirurgia durante o período gestacional.

3.4.4. Durante a gravidez, a personagem deve se afastar das atividades laborais, retornando somente após o parto.

3.4.5. É extremamente proibido que uma personagem grávida se coloque em situações de risco ou áreas de perigo, tais como: fugas, tiroteios, vendas de drogas, ações ilegais, etc.

3.6. A alteração de skin de adulto para criança só poderá ser realizada por um dos seguintes meios:

  • Cirurgia (Nascimento pela mãe através do roleplay de gravidez):

    • Deve seguir integralmente as regras de gravidez.

    • A criança só poderá “nascer” após 15 dias de gestação, conforme previsto no roleplay de gravidez

  • Adoção:

    • A troca também pode ocorrer por meio de adoção.

    • O Discord possui uma aba específica, #adoção, onde jogadores interessados em fazer roleplay de criança podem encontrar pais adotivos.

  • 3.6.1. Crianças devem interpretar e se comportar como crianças dentro do roleplay. É estritamente proibido realizar ações, falas, gestos, animações ou utilizar objetos que representem comportamentos adultos. O uso de modificador de voz é obrigatório caso a pessoa não consiga imitar bem uma voz infantil.

  • 3.6.2. Crianças não devem se envolver em crimes nem fazer qualquer alusão a atividades ilegais, mesmo em tom de brincadeira, tais como: fugas, tiroteios, venda de drogas, ações ilegais, etc.

  • 3.6.3. Crianças não podem estar presentes em ambientes onde haja conteúdo de cunho sexual (músicas pesadas, por exemplo) ou nudez explícita (+18).

  • 3.6.4. A criança não pode ficar muito tempo sem o seu responsável legal (pai, mãe, avó, avô, tio e etc). Caso contrário, poderá ocorrer um processo jurídico pelo conselho tutelar contra os responsáveis ou até mesmo a perda da guarda.

  • 3.6.5. Crianças devem ir periodicamente no Hospital para fazerem aplicação de vacina e consutas médicas com o pediatra.

  • 3.6.6. O responsável da criança deve entrar em contato com um advogado para fazer a certidão de nascimento ou de adoção.