Page cover

handcuffsSobre as punições e suas penalidades

Para cada regra existente e para cada infração cometida, há uma penalidade específica prevista, aplicada de forma proporcional e adequada à situação.

triangle-exclamation

SOBRE AS PUNIÇÕES E SUAS PENALIDADES


1. TERMOS E CONDIÇÕES

1. CONHECIMENTO GERAL DAS REGRAS

1.5. Estimular, influenciar ou ordenar a infração de qualquer uma das regras do servidor será passível de punição, utilizando como base para a punição, a da regra que seria, ou foi, infringida.

Punição: Aplicação do dobro da punição prevista para a regra em questão.

1.8. É proibido solicitar redução de punição, benefícios, itens ou qualquer tipo de vantagem aos Administradores, independente de qual seja ela. A insistência nessa prática poderá resultar em punições severas. Exceções somente serão aplicadas em casos de força maior, devidamente comprovados (com clipe, etc.).

Punição: 2 horas (120 minutos) de Prisão Administrativa.

2. SOBRE O SERVIDOR E A ADMINISTRAÇÃO

2.1. Qualquer comportamento que promova hostilidade, incite ódio, gere ou estimule insatisfação coletiva em relação ao servidor, sua administração ou à comunidade, cause tumulto, envolva ameaças, ofensas ou desrespeito, ou cause pânico generalizado, será passível de punições severas.

Punição: 8 horas (480 minutos) de Prisão Administrativa.

2.2. Tentar enganar a Administração, agir de má-fé, disseminar informações, acusações, alegações falsas, distorcidas, insinuadas ou sem comprovação sobre a Administração, ou a sua idoneidade, sobre o servidor, sobre os jogadores, ou a comunidade em si, assim como promover motins, protestos ou qualquer ação que incentive indignação coletiva, resultará em punições severas a todos os envolvidos.

Punição: 6 horas (360 minutos) de Prisão Administrativa.

Agravante: 12 horas (720 minutos) de Prisão Administrativa, caso tenha ocorrido contra a administração.

3. SOBRE BENEFÍCIOS E CONTEÚDOS GERAIS

3.2. É expressamente proibida a tentativa ou venda de quaisquer itens do jogo por dinheiro real, ou qualquer forma de pagamento externa ao servidor (o famoso RMT). Jogadores identificados vendendo, comprando itens do jogo por dinheiro real, compactuando, ou envolvidos em tais transações serão severamente punidos.

Punição: Banimento permanente de todos os envolvidos (tanto de quem realizou a venda, quanto de quem adquiriu).

3.3. É proibido abusar de um veículo blindado, sendo para se proteger (se negar sair do veículo em uma abordagem policial por exemplo, utilizando o subterfúgio dele ser blindado), ou para matar outro jogador, como por exemplo, ficar entrando e saindo de dentro do veículo para matar outros jogadores, assim, abusando da mecânica da blindagem para pegar cover dentro do veículo, podendo até mesmo resultar na perca do benefício, sem direito a reembolso.

Punição: 4 horas (240 minutos) de Prisão Administrativa.

3.4. É proibido utilizar o comando /jetpack durante qualquer tipo de ação (como fuga, tiroteio, reposicionamento, entre outros), podendo até mesmo resultar na perca do benefício, sem direito a reembolso.

Punição: 4 horas (240 minutos) de Prisão Administrativa.

3.5. É proibido utilizar o comando /fixvip durante qualquer ação, incluindo fuga, tiroteio ou outras situações, podendo até mesmo resultar na perca do benefício, sem direito a reembolso.

Punição: 4 horas (240 minutos) de Prisão Administrativa.


2. SOBRE DENÚNCIAS E PUNIÇÕES

1. SOBRE AS PUNIÇÕES

1.4. Caso o jogador seja Líder de uma Organização, seja ela Policial, Ilegal ou Legal, a punição aplicada será dobrada, considerando que sua posição exige responsabilidade, conduta exemplar e compromisso com as regras.

Punição: Aplicação do dobro da punição prevista para a regra em questão.

1.6. É proibido convidar, jogar em conjunto ou ser conivente com qualquer jogador que tenha sido banido permanentemente do servidor. Caso um jogador nessas condições retorne ao servidor, é obrigatório denunciá-lo imediatamente à administração. O descumprimento desta regra poderá resultar em punições aos envolvidos, por conivência.

Punição: 24 horas (1440 minutos) de Prisão Administrativa.

Agravante: Banimento Permanente em caso de reincidência, envolvendo a mesma pessoa.

2. SOBRE AS DENÚNCIAS

2.1. Quem julgará se a regra foi de fato quebrada é a Administração, baseado no bom senso e na escrita deste documento, além disso todas as punições são determinadas única e exclusivamente pela Administração, não podendo haver interferências externas, ou de terceiros, de maneira alguma.

Punição: 1 hora (60 minutos) de Prisão Administrativa.

2.3. É obrigatório manter as provas relacionadas à denúncia disponíveis por um prazo mínimo de 03 dias (72 horas), a fim de possibilitar sua utilização em eventuais Revisões de Punições. A remoção, ocultação ou qualquer outra ação que comprometa o acesso a essas provas antes do término desse período poderá resultar em punição.

Punição: 3 horas (180 minutos) de Prisão Administrativa.

2.4. Toda denúncia realizada contra um membro de qualquer Organização, seja Legal ou Ilegal, deve ser comunicada ao Líder ou Sub-líder da respectiva Organização. Além disso, cabe a eles adotar medidas para evitar que o membro volte a infringir as regras e comprometa a reputação da Organização. Caso seja constatada omissão ou ausência de providências, a Organização poderá ser punida.

Punição: R$ 200.000 em Multa Administrativa, ou Advertência de Facção (a depender da gravidade do ocorrido).

Agravante: 2 horas (120 minutos) de Prisão Administrativa, caso nada tenha sido feito, após a advertência da administração.

2.5. Denúncias feitas com a intenção de prejudicar outro jogador serão analisadas duas vezes antes de qualquer punição. Caso seja comprovada a má intenção, a denúncia será arquivada e encerrada e o autor será punido.

Punição: 8 horas (480 minutos) de Prisão Administrativa e a aplicação do dobro da punição prevista para a regra em questão.

3. SOBRE AS REVISÕES DE PUNIÇÕES

3.4. É proibido criar uma revisão de punição com a intenção de distorcer, ocultar ou manipular informações para tentar reverter ou contornar a punição aplicada. Essa conduta poderá resultar punições. Caso o jogador solicite as provas de uma punição considerada incontestável, será igualmente penalizado, pois fica evidente que ele tinha ciência de que infringiu a regra e, ainda assim, tentou justificá-la indevidamente.

Punição: 1 hora (60 minutos) até 8 horas (480 minutos) de Prisão Administrativa (a depender da gravidade do ocorrido).

Agravante: 2 horas (120 minutos) de Prisão Administrativa, caso abra outra revisão de punição em seguida, após ter sido advertido pela administração.


3. REGRAS E CONDUTAS GERAIS

1. REGRAS E CONDUTAS GERAIS

1.1. Qualquer tentativa de utilizar, explorar ou ser conivente com outros jogadores na utilização de bugs, falhas ou brechas, seja em sistemas, regras, mod menus, hacks, bypass, exploits, erros, arquivos RPF, Citizen modificada, obtenção de benefícios indevidos, falhas do jogo ou do servidor, bem como o uso de programas ilícitos ou modificações que concedam vantagem dentro do servidor, resultará em punições severas.

Punição: 12 horas (720 minutos) de Prisão Administrativa até Banimento Permanente (a depender da gravidade do ocorrido).

Conivência: 8 horas (480 minutos) de Prisão Administrativa até Banimento Permanente (a depender da gravidade do ocorrido).

Agravante: 24 horas (1440 minutos) de Prisão Administrativa até Banimento Permanente (a depender da gravidade do ocorrido), caso tenha ocorrido após uma advertência efetuada pela administração.

1.2. É estritamente proibido a prática de Anti-Roleplay, que consiste fazer algo que você não faria na vida real, negar interações com outros jogadores, interpretar de maneira incoerente, ou apressada, ser totalmente indiferente diante delas, ou não seguir o roleplay como ele deve ser seguido.

Punição: 4 horas (240 minutos) de Prisão Administrativa.

1.3. É extremamente proibida a prática de Power-RP, que consiste em forçar ações com outros jogadores, ou se forçar entrando em situações que você não faz parte (interferindo).

Punição: 4 horas (240 minutos) de Prisão Administrativa.

1.4. É extremamente proibida a prática de Dark-RP, que consiste em qualquer comportamento ofensivo extremo, desrespeitoso ou que fira a integridade psicológica ou moral de outros seres humanos, bem como situações que ultrapassem limites éticos e morais, mesmo dentro do roleplay.

Punição: 4 horas (240 minutos) de Prisão Administrativa até Banimento Permanente (a depender da gravidade do ocorrido).

Agravante: 2 horas (120 minutos) de Prisão Administrativa, caso tenha ocorrido contra uma mulher.

Agravante em caso de desrespeito: 24 horas (1440 minutos) de Bloqueio de Microfone.

1.5. É extremamente proibido a prática de Falta de Amor à Vida, que consiste em não prezar pela preservação máxima da própria vida, devendo priorizar sempre a segurança do personagem em qualquer situação. Agir de forma inconsequente, irresponsável ou suicida, colocando deliberadamente o personagem em risco, sem um motivo plausível/válido.

Punição: 4 horas (240 minutos) de Prisão Administrativa.

1.6. É extremamente proibida a prática de Metagaming, que consiste em utilizar informações obtidas fora do jogo, e que o seu personagem não aprendeu de forma natural durante a progressão dentro da cidade, para influenciar ações no roleplay. Isso inclui dados vindos de Discord, Twitch ou qualquer outro meio de comunicação externa, seja para se beneficiar, beneficiar terceiros ou prejudicá-los.

Punição: 4 horas (240 minutos) de Prisão Administrativa.

Agravante: 2 horas (120 minutos) de Prisão Administrativa, caso tenha ocorrido em uma ação fechada de pequeno, médio ou grande porte.

1.7. É extremamente proibida a prática de Copbait, que consiste em provocar, atrair, enganar, trapacear ou emboscar alguém de maneira desonesta e desonrosa, com o objetivo de obter benefícios pessoais, ou matá-la.

Punição: 6 horas (360 minutos) de Prisão Administrativa.

1.8. É extremamente proibida a prática de Combatlog, que consiste em desconectar da cidade estando nocauteado, durante uma ação, antes dela ou imediatamente após seu término (ainda estando nocauteado), com o objetivo de se beneficiar indevidamente, evitar perdas de itens ou prejudicar terceiros.

Punição: 8 horas (480 minutos) de Prisão Administrativa.

1.9. É extremamente proibida a prática de Random Deathmatch, que consiste em matar um jogador de forma aleatória, sem que haja um motivo plausível, uma ação ou roleplay válido previamente com a vítima.

Punição: 24 horas (1440 minutos) de Bloqueio de Atirar.

Agravante: 2 horas (120 minutos) de Prisão Administrativa, caso tenha ocorrido com um jogador novato (com menos de 4 horas jogadas).

1.10. É extremamente proibida a prática de Revenge Kill, que consiste em matar, ou mandar matar alguém que tenha lhe nocauteado, ou nas circunstâncias em que você tenha que esquecer os eventos que envolvem o seu desmaio por vingança, ou outro motivo.

Punição: 24 horas (1440 minutos) de Bloqueio de Atirar.

Agravante: 2 horas (120 minutos) de Prisão Administrativa, caso tenha ocorrido em uma ação fechada de pequeno, médio ou grande porte.

1.11. É extremamente proibida a prática de Vehicle Deathmatch, que consiste em utilizar-se de um veículo como uma arma para ferir, atropelar ou matar alguém, ou um grupo de pessoas.

Punição: 12 horas (720 minutos) de Bloqueio de Dirigir.

1.12. É extremamente proibida a prática de Power-Gaming, que consiste em abusar das mecânicas do jogo para se beneficiar, ou adquirir vantagem injustas e/ou indevidas, ou realizar ações e/ou atos impossíveis ou irreais de serem feitos na vida real, abusando da física do jogo.

Punição: 3 horas (180 minutos) de Prisão Administrativa.

1.13. É extremamente proibida a prática de Loot Box, que consiste em roubar e/ou saquear um jogador ferido ou desmaiado sem que haja um roleplay envolvido para aquela situação, ou seja se encontrar uma pessoa ferida, ou desmaiada na rua você não pode "lootear" a pessoa, se não tiver participação prévia nisso.

Punição: 24 horas (1440 minutos) de Bloqueio de Revistar ou Saquear.

1.14. Todos os chamados devem conter descrição clara, local e serem diretos sobre a situação. Ao acionar serviços (Mecânico, Polícia, Hospital, Jornal, Advogado, Restaurante etc), é obrigatório aguardar no local. Sendo proibido realizar spam, flood, ou trotes através dos chamados.

Punição: 1 hora (60 minutos) de Prisão Administrativa.

1.15. É proibido adicionar Itens como: Baú, Bancadas, Barreiras, Barricadas, ou qualquer objeto, ou veículo em locais que atrapalhe o fluxo de jogadores, ou sem que haja um sentido, seja no meio da rua, na entrada de algum interior, locais que não são de sua propriedade, etc. Também é proibido esquece-los no local, ou utilizá-los para propósitos contrários da criação deste.

Punição: 1 hora (60 minutos) de Prisão Administrativa.

Agravante: 1 horas (60 minutos) de Prisão Administrativa, caso tenha ocorrido em um local de grande circulação de jogadores.

1.16. É proibida a prática de "Caixa 2", que consiste no desvio de itens para benefício próprio, sendo suscetível de banimento permanente imediato.

Punição: 6 horas (360 minutos) de Prisão Administrativa.

1.17. O valor exibido na etiqueta dos itens (ao passar o mouse sobre ele no inventário) serve apenas como referência sugerida de preço. A negociação, incluindo valores, descontos, parcerias e acordos, é de responsabilidade exclusiva dos jogadores, que devem se resolver entre si sobre preços e condições de venda, sendo proibido a cobrança superior a 50% do valor total demonstrado na etiqueta, se caracterizando como valor abusivo.

Punição: 2 horas (120 minutos) de Prisão Administrativa.

1.18. Caso seja nocauteado e tenha renascido no hospital, é proibido recordar ou mencionar os eventos que levaram ao seu nocaute.

Punição: 3 horas (180 minutos) de Prisão Administrativa.

1.19. É proibido transportar qualquer corpo até o Hospital sem antes realizar um chamado para os Paramédicos irem até o local. Caso o chamado não seja atendido, o transporte até o Hospital será permitido.

Punição: 1 hora (60 minutos) de Prisão Administrativa.

2. SOBRE AS ÁREAS NEUTRAS E ÁREAS DE RISCO

2.2. Ás Áreas Neutras são áreas tranquilas para que os jogadores façam um roleplay tranquilo e sem preocupações, sendo proibido iniciar qualquer ação dentro dela, ou nas proximidades.

Punição: 2 horas (120 minutos) de Prisão Administrativa.

3. REGRAS DE PERSONAGENS

3.1. É proibido qualquer nome ou sobrenome que envolva marcas, duplo sentido, que tenham conotações sexuais, preconceito ou que fogem da realidade. Os nomes dos personagens devem condizer com a realidade, contendo Nome e Sobrenome possíveis de serem registrados em cartório e não devem comprometer a imersão dos outros jogadores.

Punição: 2 horas (120 minutos) de Prisão Administrativa, e alteração do nome forçada pela administração.

3.2. É proibido a criação de uma nova conta na steam, rockstar, epic e afins, para se obter um personagem secundário, sendo permitido obter um novo personagem apenas adquirido o slot secundário de personagem.

Punição: Banimento permanente da conta secundária.

Agravante: 12 horas (720 minutos) de Prisão Administrativa, em caso de reincidência.

3.4. É estritamente proibido utilizar roupas que não condizem com o ambiente, roleplay ou com o cargo/função exercida.

Punição: 2 horas (120 minutos) de Prisão Administrativa.

3.5. O roleplay de gravidez só pode ser iniciado após a realização do 1º exame no Hospital, que confirmará a gestação. Somente após essa confirmação é permitido utilizar roupas de grávida.

Punição: 2 horas (120 minutos) de Prisão Administrativa.


4. SOBRE ORGANIZAÇÕES NO GERAL

1. REGRAS GERAIS DAS ORGANIZAÇÕES

1.1. Não é permitido que um líder de Organização jogue em outra cidade de roleplay, exceto quando houver autorização prévia da Administração.

Punição: 6 horas (360 minutos) de Prisão Administrativa.

Agravante: Exoneração do cargo de líder, após ter sido advertido pela administração.

1.2. Se um membro da Organização permanecer 3 dias inativo, ele deve ser removido do Painel pelos responsáveis da Organização. Caso não seja feito, a Administração poderá removê-lo automaticamente após 4 dias de inatividade. Nesses casos, uma multa será aplicada ao líder por má gestão. Se a situação se tornar recorrente, a Organização poderá receber uma advertência. Recomenda-se manter o Painel sempre atualizado, removendo membros inativos ou em ausência prolongada e readmitindo-os quando retornarem, para evitar penalidades e problemas administrativos.

Punição: R$ 25.000 em Multa Administrativa por membro inativo.

Agravante: 2 horas (120 minutos) de Prisão Administrativa, ou Advertência de Facção (a depender da gravidade do ocorrido), caso nada tenha sido feito, após a advertência da administração.

1.3. É permitido participar de mais de uma Organização ou emprego, desde que não haja conflito de interesses e que não haja atuação simultânea em dois cargos diferentes dentro da cidade (Como por exemplo, trabalhar no SAMU e, ao mesmo tempo, atender pedidos do restaurante).

Punição: 2 horas (120 minutos) de Prisão Administrativa.

1.5. O Líder da Organização é inteiramente responsável pelo seus membros, respondendo por suas condutas, ações e decisões. Qualquer infração, má conduta ou quebra de regras cometida por um membro deverá ser apurada e punida internamente pelo Líder, de forma proporcional e eficaz, visando corrigir o erro e evitar a reincidência e o encaminhamento de novas denúncias à administração.

Punição: R$ 200.000 em Multa Administrativa, ou Advertência de Facção (a depender da gravidade do ocorrido).

Agravante: 2 horas (120 minutos) de Prisão Administrativa, caso nada tenha sido feito, após a advertência da administração.

2. SOBRE AS ORGANIZAÇÕES ILEGAIS

2.2. O "Comando" representa a maior força dentro do cenário ilegal. Dessa forma, suas decisões no roleplay são definitivas e devem ser respeitadas por todos, sendo expressamente proibido contrariá-las. Qualquer solicitação ou ordem emitida por um membro do Comando deve ser cumprida. O descumprimento de ordens, falta de respeito, tentativa de assassinato, ou traição contra membros do Comando será caracterizada como Falta de Amor à Vida.

Punição: 8 horas (480 minutos) de Prisão Administrativa.

2.3. Caso você deixe uma Organização ilegal da qual faça parte, o "PD de memória" será aplicado automaticamente. Isso significa que o jogador deve obrigatoriamente esquecer e desconsiderar todas as informações adquiridas enquanto fazia parte da Organização, sendo proibido utilizá-las ou mencioná-las em qualquer circunstância.

Punição: 4 horas (240 minutos) de Prisão Administrativa.

3. SOBRE AS ORGANIZAÇÕES LEGAIS

3.1. É estritamente proibido a realização de crimes, ou ações ilegais (Salvo exceção em casos de corrupção, previsto em regra) estando em serviço (uniformizado, e/ou de ponto batido) das seguintes Organizações:

Punição: 2 horas (120 minutos) de Prisão Administrativa.

3.2. É obrigatório utilizar o uniforme completo e o veículo de trabalho oficial estando em serviço.

Punição: 1 hora (60 minutos) de Prisão Administrativa.


5. SOBRE AS ORGANIZAÇÕES POLICIAIS

1. REGRAS GERAIS DA POLÍCIA

1.1. É proibido qualquer ato de corrupção estando na Polícia, independente se estiver em serviço (em serviço) ou não (à paisana) de seu cargo.

Punição: 6 horas (360 minutos) até 12 horas (720 minutos) de Prisão Administrativa (a depender da gravidade do ocorrido).

1.2. É proibido aplicar ou forjar acusações criminais com base exclusivamente na fala ou autoafirmação do suspeito. A Polícia deve sempre verificar e comprovar a ocorrência real do crime. Qualquer tentativa de imputar crimes inexistentes será considerada corrupção.

Punição: 2 horas (120 minutos) de Prisão Administrativa e a aplicação do dobro da pena em que o jogador recebeu ao ser preso.

1.3. É proibido, na função de Policial, apreender os itens sem que a ação tenha sido finalizada. Sendo obrigação do Policial garantir que a ação realmente tenha sido finalizada antes de fazê-lo.

Punição: 2 horas (120 minutos) de Prisão Administrativa e 24 horas (1440 minutos) de Bloqueio de Revistar ou Saquear.

1.4. É proibido Policiais atuarem estando à paisana (fora de serviço), independente do motivo, caso esteja à paisana você deve se considerar um civil comum, não podendo realizar a suas atribuições como Policial.

Punição: 3 horas (180 minutos) de Prisão Administrativa.

1.10. As abordagens e revistas policiais devem seguir um padrão. O policial deve sempre realizar a abordagem padrão antes de confirmar se o indivíduo realmente é o suspeito.

Punição: 2 horas (120 minutos) de Prisão Administrativa e 24 horas (1440 minutos) de Bloqueio de Revistar ou Saquear.

1.11. O Código 3 (disparos nos pneus do veículo) só poderá ser autorizado pela polícia quando, durante a fuga, o veículo realizar frenagens bruscas ou fechamentos de via com intenção de colidir com viaturas ROCAM/RPM, houver terceiros interferindo após aviso de afastamento, o indivíduo praticar “rampagens grotescas” ou saltos caracterizados como Power-Gaming, furar uma Blitz Policial, trocar de veículo durante a perseguição, exceder o tempo limite de 10 minutos em fuga terrestre ou aérea, adentrar em Zona de Risco, ser constatado pedido de apoio via rádio pelo suspeito ou quando terceiros passarem a acompanhar a perseguição em resposta a um QRR solicitado pelo indivíduo.

Punição: 24 horas (1440 minutos) de Bloqueio de Atirar.

1.12. O Código 5 (disparos contra o indivíduo diretamente) só poderá ser autorizado pela polícia quando veículos persistirem em acompanhar a perseguição mesmo após aviso de afastamento e liberação prévia do Código 3, quando o indivíduo capotar o veículo a ponto de inutilizar todos os pneus e ainda assim insistir em utilizá-lo sem iniciar fuga a pé, quando estiver portando arma visível em mãos, em casos de legítima defesa própria ou de terceiros, quando colocar vidas em risco por tentativa de atropelamento, provocação de acidentes graves ou ameaça direta à guarnição, bem como em situações de interceptação, tentativa ou resgate de prisioneiros.

Punição: 24 horas (1440 minutos) de Bloqueio de Atirar.

2. SOBRE BLITZ E OPERAÇÕES POLICIAIS

2.1. A realização de Blitz Policial é proibida nas proximidades do Apartamento Inicial, Praça Central, Mecânica Redline, Restaurante Burger King, Restaurante McDonald’s, Zona de Risco e Área Segura.

Punição: 1 hora (60 minutos) de Prisão Administrativa.

2.2. Na realização de uma Blitz Policial, é obrigatória a sinalização antecipada, a pelo menos 300 metros de distância do ponto de abordagem, de forma clara, visível e adequada, garantindo a segurança e a devida orientação dos condutores.

Punição: 1 hora (60 minutos) de Prisão Administrativa.

2.3. Após a conclusão da Blitz Policial deve-se remover todos os objetos do local, não podendo deixar nenhum, a fim de não prejudicar a livre circulação dos pedestres e veículos no local.

Punição: 2 horas (120 minutos) de Prisão Administrativa.

3. SOBRE AS INVESTIGAÇÕES E INQUÉRITOS POLICIAIS

3.1. A Polícia Civil (PCESP) é a única responsável por conduzir investigações, inquéritos policiais e cumprimento de mandados de busca e apreensão, sendo proibida a participação de qualquer outra polícia nesses procedimentos. A única exceção ocorre quando há necessidade de cooperação para o cumprimento de um mandado, limitando-se ao apoio operacional, caso seja solicitado.

Punição: 2 horas (120 minutos) de Prisão Administrativa.

3.4. É proibida a infiltração em organizações para fins investigativos, inclusive por meio de contratação direta no Painel, ou seja, não é permitido que o investigador integre o Painel da organização investigada. Entretanto, o uso de informantes que já faziam parte da organização antes da instauração do inquérito é permitido.

Punição: 6 horas (360 minutos) de Prisão Administrativa.

3.6. A Permanência do suspeito no Interrogatório não deve ultrapassar os 30 minutos, caso ultrapasse o tempo limite tudo o que o suspeito disse durante o mesmo deverá ser descartado, e não poderá ser utilizado no Inquérito de maneira alguma, se tornando uma "prova ilícita", por não respeitar os direitos do interrogado.

Punição: 2 horas (120 minutos) de Prisão Administrativa.

4. SOBRE MANDADO DE BUSCA E APREENSÃO

4.2. Após a conclusão do Inquérito Policial e a solicitação de cumprimento do Mandado de Busca e Apreensão, o pedido deverá ser analisado e previamente autorizado por um Responsável Geral da Polícia (Administrador) e por um Juiz do Tribunal de Justiça, acompanhado por um Promotor do Ministério Público, sendo vedada a execução do mandado sem o devido procedimento legal.

Punição: 8 horas (480 minutos) de Prisão Administrativa.


6.1. SOBRE ASSALTOS E SEQUESTROS

1. REGRAS GERAIS SOBRE ASSALTOS DE RUA

1.1. Os assaltos deverão ser realizados exclusivamente no lado norte do mapa, conforme a Demarcação de território apresentada na imagem indicada.

Punição: 4 horas (240 minutos) de Prisão Administrativa.

1.2. O horário permitido para a prática do assalto é das 00:00 às 08:00 (horário do jogo).

Punição: 4 horas (240 minutos) de Prisão Administrativa.

1.6. É proibido furtar ou roubar veículos de serviços legais, independentemente do motivo, visto que são necessários para o cumprimento da função.

Punição: 6 horas (360 minutos) de Prisão Administrativa.

1.7. É proibida a realização de assaltos a pessoas grávidas ou crianças. Acompanhantes podem entregar itens de forma pacífica, porém, caso haja qualquer reação, a proteção deixa de valer e a regra não se aplica mais.

Punição: 6 horas (360 minutos) de Prisão Administrativa.

2. REGRAS GERAIS SOBRE SEQUESTROS

2.1. É proibido sequestrar funcionários da Mecânica Redline, Hospital, SAMU, Corpo de Bombeiros, Jornal, Restaurante Burger King, Restaurante McDonald's e Policiais que estejam em serviço. A exceção ocorre somente quando o sequestro tiver finalidade estritamente voltada à criação de um roleplay coerente e bem justificado. Nesses casos, é obrigatório possuir registro em vídeo de toda a ação.

Punição: 4 horas (240 minutos) de Prisão Administrativa.

2.2. É proibida a realização de sequestro a pessoas grávidas ou crianças.

Punição: 6 horas (360 minutos) de Prisão Administrativa.

2.3. É obrigatório utilizar o sistema de "Sequestrar" (tecla [ALT]) assim que o refém chegar ao local do cativeiro. O sequestrador terá até 5 minutos após render o refém e colocá-lo dentro do veículo para realizar o sequestro. Caso esse prazo seja excedido, o refém deverá ser liberado imediatamente.

Punição: 3 horas (180 minutos) de Prisão Administrativa.

2.4. O sequestro deve ser realizado por, no mínimo, 2 sequestradores. A vítima poderá tentar fugir apenas enquanto estiver em posse de um veículo, caso contrário, deverá se render voluntariamente.

Punição: 2 horas (120 minutos) de Prisão Administrativa.

2.5. É proibido utilizar o sequestro como pretexto para cometer assaltos ou assassinatos. Uma vez iniciado, o sequestro deve ser conduzido até o final.

Punição: 4 horas (240 minutos) de Prisão Administrativa.

2.6. É proibido o uso de "blefes" durante as negociações de sequestro. Todos os acordos firmados devem ser integralmente cumpridos, sendo vedadas mentiras, enganações ou qualquer conduta contrária ao que foi estabelecido entre as partes. O descumprimento de um acordo acarretará punição aos envolvidos.

Punição: 4 horas (240 minutos) de Prisão Administrativa.

2.7. Os sequestros podem ser realizados a qualquer horário e em qualquer local do mapa, exceto dentro de Áreas Neutras.

Punição: 4 horas (240 minutos) de Prisão Administrativa.

2.9. É permitido a utilização de veículos aéreos apenas para transporte e locomoção de refém até o local do cativeiro, não sendo permitido ficar mais do que 5 minutos dentro dele. O uso dele é único e exclusivo com o proposito de transporte, não permitindo então a fuga através de seu uso.

Punição: 2 horas (120 minutos) de Prisão Administrativa.

2.10. É proibida a prática de "Fake Refém" (refém falso). Dessa forma, nenhum refém pode ter qualquer tipo de envolvimento ou combinação prévia com os sequestradores para simular a situação. Caso isso ocorra, tanto o refém quanto os sequestradores serão punidos.

Punição: 6 horas (360 minutos) de Prisão Administrativa, para todos os envolvidos.

2.11. O resgate só pode ser solicitado a própria Organização do refém, Policiais, familiares ou amigos, sendo proibido que o próprio refém pague o seu próprio resgate. Caso o refém não tenha contatos, o resgate deve ser negociado com diretamente com a Polícia.

Punição: 2 horas (120 minutos) de Prisão Administrativa.

2.12. A negociação não deve ser tratada como imposição, muito menos de má fé, mas sim com bom senso para que ambas as partes cheguem a um acordo justo. Os pedidos devem estar diretamente relacionados ao número de reféns: quanto maior a exigência, maior deverá ser a quantidade de reféns. Segue abaixo a tabela com todos os pedidos permitidos (qualquer solicitação fora dela é proibida).

Punição: 3 horas (180 minutos) de Prisão Administrativa.


7. SOBRE COMBOIO DE PRISIONEIRO

1. SOBRE O COMBOIO DE PRISIONEIRO

1.1. O comboio de prisioneiro só é obrigatório quando o indivíduo detido for Líder ou Sub-Líder de uma Organização Ilegal e receber a sentença máxima (pena máxima). Para membros de cargos inferiores, a realização do comboio é opcional, podendo ocorrer caso haja acordo entre a Polícia e o indivíduo detido.

Punição: 6 horas (360 minutos) de Prisão Administrativa.

1.2. A Polícia deve, obrigatoriamente, anunciar com pelo menos 10 minutos de antecedência a transferência de um prisioneiro para o presídio, informando sobre o início do Comboio do Prisioneiro. No anúncio deve conter o nome do detento e alertando a população de que qualquer pessoa que se aproximar do comboio poderá ser alvejada.

Punição: 2 horas (120 minutos) de Prisão Administrativa.

1.3. Durante a realização do comboio de prisioneiro, é obrigatória a utilização da viatura Chevrolet S10 SAP, no qual o preso deverá ser transportado, e a Mitsubishi Outlander, no qual a escolta policial estará, sendo proibido a utilização de qualquer outro veículo.

Punição: 2 horas (120 minutos) de Prisão Administrativa.

2. RESGATE DE PRISIONEIROS

1.1. É permitido realizar o resgate de prisioneiros desde que não haja invasão à Delegacia, nem permanência em suas proximidades com a intenção de efetuar o resgate. O procedimento deve seguir as seguintes regras: O resgate só poderá ser realizado durante o trajeto entre a Delegacia da Polícia Civil e o Presídio, podendo se iniciar após o anúncio da realização do Comboio realizado pela Polícia Civil; Caso a viatura responsável pelo transporte chegue às dependências do Presídio, a tentativa de resgate deverá ser imediatamente cancelada, devendo os membros da Organização Ilegal se dispersar e encerrar qualquer ação de interceptação; O resgate deve ser iniciado por meio da interceptação da viatura e tentativa de rendição dos policiais. Caso não haja cooperação por parte dos agentes, será permitido neutralizá-los para concluir o resgate, devendo sempre ser priorizada, inicialmente, a tentativa de rendição.

Punição: 6 horas (360 minutos) de Prisão Administrativa.

1.2. O resgate do prisioneiro só poderá ocorrer após o início do transporte para o presídio, devendo aguardar o anúncio da Polícia. O prisioneiro estará na viatura Chevrolet S10 SAP, e a viatura já deve ter deixado a região da Delegacia da Polícia Civil em direção ao presídio. Qualquer tentativa de resgate antes desse momento é estritamente proibida.

Punição: 6 horas (360 minutos) de Prisão Administrativa.

1.3. Se o veículo de transporte for interceptado, os Policiais devem parar imediatamente, realizar uma varredura de 360 graus na área e garantir que está segura antes de prosseguir. Sendo proibido o comboio continuar a trajetória enquanto houver ameaça no local.

Punição: 6 horas (360 minutos) de Prisão Administrativa.

2.3.7. Caso a Polícia consiga chegar ao presídio e ultrapassar o primeiro portão, a ação será automaticamente encerrada, permitindo que a prisão do suspeito prossiga normalmente. Nesse caso, o resgate deverá ser imediatamente cancelada, e os membros da Organização Ilegal deverão se dispersar e encerrar a interceptação.

Punição: 6 horas (360 minutos) de Prisão Administrativa.


8. SOBRE AÇÕES NO GERAL

1. REGRAS GERAIS SOBRE AÇÕES

1.1. É proibida a prática de "Desce e Quebra" contra a Polícia no lado sul do mapa, sendo permitida exclusivamente quando realizada dentro de comunidades ou no lado norte do mapa, conforme demonstrando na imagem de demarcação territorial abaixo. Nas comunidades, ou no lado norte do mapa, o "Desce e Quebra" é autorizado desde que seja respeitado o tempo mínimo de tentativa de fuga, sendo obrigatória a realização de, no mínimo, 5 minutos de fuga ativa antes da prática.

Punição: 2 horas (120 minutos) de Prisão Administrativa, e 24 horas (1440 minutos) de Bloqueio de Atirar.

1.2. Somente membros de Organizações Ilegais estão autorizados a realizar roubos a caixas eletrônicos (ATM), estabelecimentos (ações fechadas), sequestros e assaltos de rua, não sendo permitido fazê-los, caso não esteja inserido em uma organização ilegal.

Punição: 2 horas (120 minutos) de Prisão Administrativa.

1.3. Uma vez declarada a rendição, seja levantando as mãos, se entregando ou demonstrando de forma clara a intenção de se render, não será mais permitido qualquer tipo de reação, seja contra a Polícia ou contra membros de Organizações Ilegais, uma vez que a rendição já foi estabelecida.

Punição: 3 horas (180 minutos) de Prisão Administrativa.

1.4. Funcionários da Mecânica Redline, Hospital, SAMU, Corpo de Bombeiros, Jornal, Restaurante Burger King e do Restaurante McDonald's, quando estiverem em serviço devem ser considerados neutros. Dessa forma, é proibida qualquer ação ilegal que os envolva, bem como a prática ou participação em crimes enquanto estiverem em serviço. A exceção ocorre somente quando a ação tiver finalidade estritamente voltada à criação de um roleplay coerente e bem justificado. Nesses casos, é obrigatório possuir registro em vídeo de toda a ação.

Punição: 4 horas (240 minutos) de Prisão Administrativa.

1.5. É proibido praticar qualquer ato criminoso em um raio de 200 metros de qualquer emprego legal, seja no ponto de início do trabalho ou em seu local fixo de atuação, pois essas áreas são consideradas Zonas Seguras.

Punição: 2 horas (120 minutos) de Prisão Administrativa.

1.6. É proibido utilizar qualquer tipo de armamento, letal ou não letal, durante Corridas Clandestinas. Durante toda a corrida (ação) deve-se manter o estado de fuga limpa, exceto nos casos expressamente previstos nas regras.

Punição: 24 horas (1440 minutos) de Bloqueio de Atirar.

1.7. É proibido acionar os Paramédicos, ou utilizar-se do comando /socorro, durante o andamento de qualquer tipo de ação, seja ela de rua ou ação fechada.

Punição: 2 horas (120 minutos) de Prisão Administrativa.

1.8. É proibido o uso de veículos aéreos em venda de drogas, desmanche de veículos, roubo a residências, roubo a caixa registradora, roubo a caixa eletrônico e em qualquer ação fechada.

1.9. A Invasão da sede de Organizações pelo Ilegal (Ilegal x Ilegal) somente será permitida mediante um motivo plausível e devidamente justificado, como a recuperação de um veículo, a busca por vingança ou a perseguição de um membro que tenha fugido para o interior do mesmo.

Punição: 24 horas (1440 minutos) de Bloqueio de Dirigir.

2. SOBRE FUGAS E PERSEGUIÇÕES POLICIAIS

2.1. A fuga limpa deve ser sempre priorizada, garantindo ao suspeito a oportunidade de defesa sem troca de tiros ou intervenção direta.

Punição: 2 horas (120 minutos) de Prisão Administrativa.

2.2. Considera-se “Fuga Limpa” toda ação em que não ocorra confronto direto, sendo proibido o uso de armas em qualquer hipótese, salvo quando expressamente previsto nas regras, caracterizando-se como fuga limpa as ações de venda de drogas, desmanche de veículos, roubo a residências, roubo a caixa registradora e roubo a caixa eletrônico.

Punição: 2 horas (120 minutos) de Prisão Administrativa.

2.3. Em casos de Fuga Limpa, é proibido o uso de barreiras, spikes ou qualquer outro objeto que possa obstruir ou impedir a continuidade da fuga.

Punição: 2 horas (120 minutos) de Prisão Administrativa.

2.5. Matar policiais imediatamente ao ser abordado será considerado RDM, sendo obrigatório realizar uma tentativa de fuga mínima de 5 minutos, priorizando escapar primeiro por meios que não envolvam troca de tiros, como o "pinote" ou outras formas de evasão.

Punição: 2 horas (120 minutos) de Prisão Administrativa, e 24 horas (1440 minutos) de Bloqueio de Atirar.

3. SOBRE HELICRASH E AIRDROP

3.1. É permitido o uso de qualquer armamento dentro do perímetro do Helicrash ou Airdrop, exceto rifles de longo alcance (Snipers).

Punição: 2 horas (120 minutos) de Prisão Administrativa, e 24 horas (1440 minutos) de Bloqueio de Atirar.

3.2. É proibido “camperar” a área externa do perímetro do Helicrash ou Airdrop, bem como suas redondezas ou proximidades.

Punição: 2 horas (120 minutos) de Prisão Administrativa, e 24 horas (1440 minutos) de Bloqueio de Atirar.

3.3. É permitido abater apenas inimigos que estejam dentro do perímetro do Helicrash ou Airdrop, sendo proibido atirar de dentro para fora ou de fora para dentro, ou ficar saindo e entrando de dentro do perímetro, abusando do sistema de perímetro. A única exceção é quando um jogador se desloca de dentro do perímetro para fora, com o intuito de escapar do combate, podendo ir atrás do mesmo.

Punição: 2 horas (120 minutos) de Prisão Administrativa, e 24 horas (1440 minutos) de Bloqueio de Atirar.

3.4. Caso o Helicrash ou Airdrop tenha sido finalizado e um jogador chegue ao local após o término, é proibido abatê-lo, pois ele não participou da ação, sendo configurado como Random Deathmatch, salvo exceção se houver tentativa de obter o loot.

Punição: 2 horas (120 minutos) de Prisão Administrativa, e 24 horas (1440 minutos) de Bloqueio de Atirar.

3.5. Policiais não têm permissão para participar do Helicrash ou Airdrop, sendo uma ação exclusiva de Organizações Ilegais. Após sua conclusão (quando a marcação da zona desaparece), a presença policial é permitida apenas em caso de ocorrência criminal, como disparos de arma de fogo no local.

Punição: 4 horas (240 minutos) de Prisão Administrativa.

4. SOBRE OPERAÇÃO DE PACIFICAÇÃO POLICIAL

4.3. O Comunicado sobre a operação de pacificação deve ser feito com no mínimo 12 horas de antecedência da data da realização do cumprimento do mandado de busca e apreensão, salvo em caso de concordância de ambas as partes. Ele deve ser feito através dos canais oficiais do Discord, e avisado com antecedência ao Administrador responsável, para que todas as partes tenham ciência.

Punição: 4 horas (240 minutos) de Prisão Administrativa.

4.4. Após o comunicado da realização da operação de pacificação é extremamente proibido limpar, ou retirar qualquer item de um dos baús mencionados no inquérito, podendo somente retirar os itens necessários para defendê-los no dia marcado, nada além disso.

Punição: 4 horas (240 minutos) de Prisão Administrativa e apreensão de todos os itens retirados (em caso de impossibilidade de apreensão, será aplicado uma multa administrativa no valor da etiqueta do item ao responsável).

4.5. Durante uma operação de pacificação, a Organização alvo é obrigada a manter todas as portas abertas. O descumprimento desta regra poderá acarretar punição aos membros presentes no local.

Punição: 2 horas (120 minutos) de Prisão Administrativa.

4.6. A entrada da Polícia na sede da Organização só é permitida pelas portas de acesso oficiais (portões P1, P2, P3 etc.), sendo proibida a entrada por montanhas, buracos, laterais ou quaisquer outros locais, exceto pela via aérea. A entrada aérea somente é permitida por meio de helicóptero, utilizando rapel.

Punição: 2 horas (120 minutos) de Prisão Administrativa.

4.7. Enquanto a Organização estiver pacificada, não será permitida a realização de atividades da Organização, incluindo coleta de farm, fabricação de produtos, venda de produtos e recrutamento de membros.

Punição: 4 horas (240 minutos) de Prisão Administrativa.

4.8. Será permitido apenas 1 helicóptero para cada lado, tanto para os Defensores quanto para a Polícia, com a tripulação limitada a 1 piloto e 2 atiradores.

Punição: 12 horas (720 minutos) de Bloqueio de Dirigir.

4.9. O helicóptero da Polícia só poderá levantar voo na área da operação de pacificação após o seu início ser oficialmente liberado. Caso realize sobrevoo antes do início da ação, será removido da operação, sem direito à substituição do piloto ou do atirador. O piloto e o atirador do helicóptero sempre contabilizam no número total de participantes da ação.

Punição: 12 horas (720 minutos) de Bloqueio de Dirigir.

4.10. Caso alguém saia do perímetro da operação, não será permitido retornar à ação. Ao sair da área de combate, será considerada desistência por parte do jogador, independentemente do motivo.

Punição: 3 horas (180 minutos) de Prisão Administrativa.

4.11. O número de participantes da pacificação deve ser respeitado, sendo proibida a entrada de novos participantes ou a reposição daqueles que forem mortos durante a ação.

Punição: 6 horas (360 minutos) de Prisão Administrativa.


9. SOBRE AÇÕES FECHADAS

1. REGRAS GERAIS DE AÇÕES FECHADAS

1.1. É proibido utilizar as funções "esconder" em lixeiras ou "entrar no Porta-malas" de veículos durante ações fechadas, bem como em qualquer momento no decorrer dela.

Punição: 2 horas (120 minutos) de Prisão Administrativa.

1.2. É proibido utilizar Adrenalina ou realizar qualquer tipo de reanimação durante ações fechadas, em qualquer momento do seu decorrer. A presença dos Paramédicos só poderá ser solicitada após a conclusão da ação e apenas depois que um dos lados for declarado vencedor.

Punição: 3 horas (180 minutos) de Prisão Administrativa.

1.3. É obrigatório que todos os assaltantes permaneçam dentro do prédio onde a ação está ocorrendo, sendo proibida a saída para o exterior, ou sua permanência, durante toda a ação, salvo exceção do negociador antes do /acao ser utilizado pela Polícia, ou descrito em regra na própria ação. Caso algum assaltante ou Policial deixe o local, não será permitido o retorno, sendo considerada a saída como desistência da ação.

Punição: 2 horas (120 minutos) de Prisão Administrativa.

1.4. A ação só poderá ter início após a utilização do comando /acao, que será realizado pela Polícia, sendo este o único meio autorizado para tal. O uso do comando é obrigatório e, ao ser utilizado, emitirá uma notificação de instrução para todos os envolvidos na ação que deve ser seguida à risca.

Punição: 2 horas (120 minutos) de Prisão Administrativa.

1.5. É obrigatório que os assaltantes permaneçam no local da ação por, no mínimo, 10 minutos, aguardando a chegada da Polícia. Abandonar o local antes desse prazo resultará em punições. Caso a Polícia não compareça dentro do tempo estipulado, os criminosos estarão liberados para encerrar a ação e deixar o local.

Punição: 2 horas (120 minutos) de Prisão Administrativa.

1.6. Em ações fechadas, é permitido pressionar [E] após o cronômetro do nocaute chegar a zero, visto que não há necessidade do jogador aguardar a ação terminar, porém não é permitido retornar ao local da ação em hipótese alguma, seja para buscar itens, veículos ou companheiros. O retorno ao local da ação só será permitido 10 minutos após o renascimento no hospital e apenas se a ação já estiver completamente finalizada, sendo responsabilidade do jogador garantir que a ação tenha se finalizado de fato.

Punição: 3 horas (180 minutos) de Prisão Administrativa.

1.7. Caso o tempo máximo de duração da ação esteja se esgotando, a notificação que indicar qual lado deve avançar (rushar) deverá ser obrigatoriamente acatada antes do término da ação, com o objetivo de eliminar o lado adversário e finalizar a ação. Se o lado indicado não realizar o avanço e a ação terminar em empate, todos os envolvidos desse lado serão punidos.

Punição: 4 horas (240 minutos) de Prisão Administrativa.

1.8. É proibido à Polícia realizar buscas, rondas ou verificar o perímetro antes do início da ação, sendo obrigatório que todos os policiais permaneçam em formação na frente do local da ação aguardando o inicio da ação e das instruções de seus superiores.

Punição: 4 horas (240 minutos) de Prisão Administrativa.

1.9. Caso o jogador desconecte, sofra crash ou qualquer outro motivo que o faça desconectar da cidade, será proibido retornar à ação sem autorização prévia de um membro da Administração. O retorno sem autorização prévia será considerado irregular e resultará em punição, além da retirada imediata do jogador da ação, evitando prejuízos ao andamento da operação, como reaparecer nas costas de um inimigo, à sua frente ou até mesmo invisível para os demais participantes.

Punição: 8 horas (480 minutos) de Prisão Administrativa.

1.10. É obrigatório que todos os assaltantes necessários para o início da ação estejam presentes no local antes de qualquer tentativa de iniciá-la. É proibido marcar ou iniciar o roubo sem que todo o contingente exigido esteja devidamente reunido no local.

Punição: 2 horas (120 minutos) de Prisão Administrativa.

1.11. A negociação antes do início da ação é obrigatória e deve ser utilizada para a troca de informações, como a quantidade de reféns e o número de assaltantes. Durante esse processo, todos os assaltantes devem permanecer dentro do prédio onde ocorre o roubo, enquanto toda a equipe Policial deve permanecer em formação até o seu encerramento. É permitida apenas a presença do negociador e de até 2 auxiliares de cada lado para o diálogo entre si.

Punição: 2 horas (120 minutos) de Prisão Administrativa.

1.12. É obrigatório seguir todas as regras específicas de cada tipo de ação, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

Punição: 3 horas (180 minutos) de Prisão Administrativa.

1.13. Durante o uso de Escudos Balísticos em ações fechadas, é terminantemente proibido retirá-los do corpo do policial que os utilizou para que sejam reutilizados. Caso o policial portador do escudo seja abatido, nenhum outro integrante poderá fazer uso do escudo durante a ação.

Punição: 5 horas (300 minutos) de Prisão Administrativa.


Atualizado